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O acontecimento que deu origem à franquia Fatal Frame

Revisado por Vitor Hossu

O acontecimento que deu origem à franquia Fatal Frame

Revisado por Vitor Hossu
Luan Spada

Luan Spada

Olá, Navegante! Seja bem-vindo a mais uma análise. Hoje, vamos falar sobre um jogo macabro, ou melhor, uma série de jogos bizarra, que pode deixar muitos assustados e com nostalgia: a franquia Fatal Frame.

Fatal Frame é um jogo de Playstation 2 desenvolvido pela Koei Tecmo, e teve suas sequências presentes nas gerações de videogames, como Wii, Wii U e – até mesmo – para Playstation 4.

Fatal Frame: Maiden of Black Water – “Foto” de três aparições | Foto: Reprodução/Steam

O que ocorre, no entanto, é que os jogos não são macabros apenas por sua história, mas pelos contos assustadoramente reais que seus desenvolvedores presenciaram durante o desenvolvimento da série.

É dito pelo diretor do projeto, Makoto Shibata, que os relatos sobrenaturais que ocorrem dentro do jogo são até mesmo pequenos comparado às experiências assustadoras que vivenciou durante sua infância.

O diretor disse, em uma entrevista, que morava próximo a uma estrada e quando a noite caía, podia ouvir claramente centenas de pessoas caminhando e balbuciando coisas incompreensíveis com vozes abafadas, em uma cacofonia de arrepiar até a alma, mas quando chegavam perto da residência de Makoto, desapareciam.

Akane and Azami Twin Doll | Fonte: Fatal Frame Wiki

Em meio a sua juventude, Shibata acabou se acostumando com esses eventos sobrenaturais, até que um dia recebeu uma câmera de presente de seu pai – e foi aí que começou a se questionar se conseguiria tirar uma foto das assombrações, algo que é muito presente em Fatal Frame.

Consegue imaginar uma criança ser assombrada por não apenas um, mas centenas de fantasmas durante a noite? Isso se reflete muito bem no quão macabro o jogo Fatal frame é.

Esse jogo de terror representa o medo que as pessoas sentem de assombrações e do paranormal expondo seus jogadores a cenas terríveis e assustadoras, que são mostradas tanto pela expressão dos personagens quanto pelas cutscenes de tirar o sono, isso tudo graças às experiências de Shibata.

Mas se você acha que o trauma das aparições foi unicamente resultante de fatos da infância do diretor, está enganado. Em 2002, por exemplo, ele simplesmente se deparou, em uma certa noite, com o espírito de uma mulher em seu quarto.

The Falling Woman | Fonte: Fatal Frame Wiki

Desesperado, Makoto tentou acender a luz, mas ela obviamente não funcionou, ele então gritou em pânico e a mulher desapareceu no instante seguinte, deixando nada para trás além do medo e apavoro que causou.

É bizarro imaginar, no entanto, que não só o diretor vivenciou esses acontecimentos, como ele fez toda a equipe de desenvolvimento do jogo visitar vários locais ditos como assombrados, para terem mais experiência sobre o paranormal.

E isso acabou por gerar resultados, pois várias partes dos jogos são imersivas ao ponto de você sentir o pavor na pele, que os personagens estão sentindo. Isso pode ser visto na sonoplastia do game, por exemplo, uma vez que os sons foram gravados com objetos reais e inseridos nos cenários, tudo em prol de um ambiente mais assustador e real.

Esses aspectos te deixaram assustado também? Você sabia desses acontecimentos na vida do diretor do jogo? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de conferir outros artigos do site!

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