fbpx

O misterioso caso “I am God” do 4chan

Revisado por Vitor Hossu

O misterioso caso “I am God” do 4chan

Revisado por Vitor Hossu
Vitor Hossu

Vitor Hossu

Você conhece o 4chan? Basicamente, trata-se de um fórum online no qual muitas pessoas conversam sobre diversos assuntos. Os tópicos abordados vão desde anime e jogos até aparições sobrenaturais.

Sendo assim, no ano de 2014, uma thread conhecida popularmente como “I am God” no 4chan conseguiu chamar a atenção de diversas pessoas quando um usuário mencionou que seu amigo ao ter o computador infectado por uma espécie de vírus, começou a presenciar alguns acontecimentos estranhos.

O Caso

Estamos no dia 16 de junho de 2014 quando um usuário denominado “pc” na seção de Paranormal do 4chan (conhecida como “/x/”) dá início a uma thread/discussão que pode ser traduzida em português para o seguinte texto:

Um amigo meu recentemente teve que enviar seu computador para a loja porque ele pensou que tinha baixado algum tipo de vírus. Ao mesmo tempo, ele ficava me falando sobre coisas estranhas que continuam acontecendo com ele em sua casa. A principal delas é que ele está tendo problemas com as duas luzes e com a televisão ligada ou que se encontrava desligada quando sabe que as deixou de outro modo antes de sair da sala e voltar. Na verdade, ele não testemunhou seu desligamento, mas eles estão sempre o oposto de como os deixou.

Pelo que ouvi, a única coisa real que ele notou enquanto estava com seu computador é que ele continuava encontrando imagens e textos em sua pasta de download que nunca havia baixado conscientemente.

Para encurtar a história, isso me fez pensar: você acha que poderia ser possível para algum tipo de entidade paranormal ferrar com o seu computador, ou talvez o computador possa ser a fonte original do que está acontecendo na casa dele?”

Foto da thread. Fonte: 4chan.

A thread então seguiu enquanto seu autor e outras pessoas do Fórum tentavam solucionar esse mistério em questão. Durante a discussão desse tópico, as imagens acima mencionadas foram montadas e acabaram ficando com o seguinte formato:

Compilação da construção da “Face de Deus”. Fonte: 4chan.

O pessoal do 4chan acabou por assim chamá-la de “Face de Deus” (tradução em português de “Face of God”), tendo em vista as mensagens e arquivos que estavam sendo recebidos pelo autor.

Depois disso, como se não pudesse esse tema ficar mais e mais estranho, diversas pessoas da thread começaram a alegar que seus computadores começaram a apresentar problemas quanto a seu funcionamento. Também mencionaram que elas começaram a receber mensagens mais e mais estranhas, como é possível de se ver abaixo:

Foto postada por um usuário na thread do 4chan, referente à mensagem recebida. Fonte: 4chan. 

Além disso, existe um vídeo que – mesmo depois de horas e horas de procura – fomos capazes de encontrar apenas o link em que ele supostamente se encontrava antes do canal relacionado a ele ser deletado. Apesar disso, achamos uma thread no Reddit relacionado à “I am God” que trata sobre esse vídeo e o descreve, conforme é possível de se ver abaixo:

Trecho retirado de um artigo no Redit

Tradução: “Para encurtar a história, o autor da thread montou o laptop para gravar e basicamente foi para a cama. Durante o decorrer da noite, ele ocasionalmente acordava para verificar o feed do bate-papo e seguir as sugestões dos observadores. À certa altura, ele apagou as luzes e, em vez disso, usou velas para iluminar a sala; a pedido dos observadores, colocou um tablet em uma cadeira no centro da sala, com a imagem completa original e a hora local da noite.

Lembro que o tablet continuava caindo da cadeira simplesmente porque não estava bem equilibrado, então ele finalmente o moveu para sentar no sofá azul visto em todas as outras fotos e vídeos.

O verdadeiro motivo pelo qual desejo encontrar alguma gravação é que horas depois a cadeira, que ainda estava no meio da sala, quando o tablet estava sobre ela, decolou e pegou o laptop, seguido por quase cinco minutos apenas o som do ventilador do laptop sendo executado no alto e uma tela em branco antes da conta ser cortada e ficar offline. Isso me assustou e me matou que tudo terminou de forma tão insana e quase ninguém se lembra do que estava acontecendo.

Isso também inclui o amigo do autor que estava presenciando eventos igualmente bizarros em sua residência. Para tanto, cita-se que ele resolveu ir para a casa do autor da thread, levando em consideração que ele viu uma imagem muito parecida com a “Face de Deus” em seu computador:

Comparação entre a “Face de Deus” e a imagem presente na casa do amigo do autor da thread. Fonte: 4chan.

Assim, no dia 17 de junho de 2014, a thread teve as duas últimas atualizações por parte do autor.

Teorias

Depois de algum tempo então algumas pessoas começaram a elaborar algumas teorias/possíveis explicações de que o rosto da “Face de Deus” era nada mais, nada menos do que uma versão editada de uma foto de Dylan Klebold (um dos atiradores de Columbine), mas nada foi confirmado.

Foto da thread. Enquanto um usuário tenta especular sobre o rosto, um outro diz que eles não são nem um pouco iguais Fonte: 4chan.

Sobre essa comparação, é pertinente de se citar o comentário feito pelo usuário David Spring na seção de comentários do canal Gloomy House (creio que ele confundiu aqui o nome de um dos atiradores por outro):

Print do comentário retirado do vídeo no Youtube

Tradução: “Não há nada paranormal sobre isso. Essa imagem é de fato uma edição de um dos atiradores de Columbine, Harris, eu acho. Sério, procure por esse cara no Google Images e você verá que ele faz um monte dessas caras.

A parte ‘Eu sou Deus?’ Aqui é de onde é:

‘Eu sou Deus. Antes de deixar este lugar sem valor, matarei qualquer um que julgar impróprio para qualquer coisa, especialmente a vida.’

Uma citação de? Você adivinhou, Eric Harris, acredito em uma das infames fitas. Apenas uma farsa muito elaborada.”. Fonte: YouTube.

Conclusão

Desta forma, entende-se que apesar da teoria referente à relação com a face de Dylan Klebold ser bem sólida, este é um dos casos da Internet que permanece sem uma solução clara (ou como se costuma dizer na Internet “debunked”). Ou seja, pode ser realmente que o caso “I am God” seja fake e tenha sido elaborado apenas como um desses posts que servem para criar mitos na Internet.

No entanto, até que se resolva esse mistério acerca da história “I am God”, não se podem tomar conclusões precipitadas, especialmente porque algumas pessoas continuam se questionando e tentam resolver e encontrar a natureza deste mistério até os dias de hoje.

Assustador, não? Se você deseja saber mais sobre esses mistérios que rondam pela Internet, clique agora mesmo em uma das tags abaixo para começar a ler sobre posts similares.

Posts Relacionados