fbpx

O que levou Guilherme Alves Costa a assassinar a gamer Sol?

Nas últimas semanas você muito provavelmente ouviu falar da atrocidade cometida pelo jovem Guilherme Alves Costa contra a jogadora profissional de Call of Duty Mobile chamada Ingrid Bueno e popularmente conhecida como “Sol”.

A comoção na Internet não se deu somente pela forma como o crime foi praticado, mas também pelo fato deste ato ser transmitido pela Internet e ainda porque essa gamer era uma figura muito querida virtualmente.

Entretanto, quais foram as possíveis motivações que levaram esse jovem a cometer esse assassinato? Não sabe? Então, fique ligado, pois falaremos abaixo sobre tudo que descobrimos acerca do caso.

Foto de Sol Oliveira e Guilherme Alves Costa. Fonte: Marie Claire e Metrópoles.

– Quem é Guilherme Alves Costa?

Para entender sobre esse caso, é importante que se compreenda primeiro quem foi o autor e quais foram os motivos que o levaram a assassinar a vítima.

Pois bem. Guilherme Alves Costa é um jovem de 18 anos que residia em Pirituba, São Paulo. De acordo com o artigo do jornal Metrópoles, segundo a mãe, era um rapaz comportado.

Para saber um pouco mais sobre a história e visão do mundo do rapaz, é importante de falar sobre o texto chamado “Meu Dicionário”, de autoria do próprio. Neste material, nota-se a presença de uma visão predominantemente pessimista e niilista em relação à sociedade.

O texto lembra bastante o diário de Eric Harris (um dos atiradores de Columbine) e – pelo que se pôde perceber – funcionaria como um resumo da filosofia pessoal de Guilherme.

Abaixo, um pouco das citações mais marcantes encontradas no arquivo:

Trecho da 1ª página. Fonte: Livro do Guilherme.

Neste texto, Guilherme fala sobre seus “irmãos de guerra”. No entanto, quem seriam essas pessoas? Amigos do Fórum? Veremos mais adiante.

Outro trecho da 1ª página. Fonte: Livro do Guilherme.

Aqui ele menciona um “grupo de soldados” que “estão preparados para fazer a mesma coisa que eu efetuei”. Pelo que ele pontua acima, o grupo ao qual essas pessoas integram possui uma natureza sigilosa.

Página 4 do livro. Fonte: Livro do Guilherme.

Neste trecho, é notável a presença da filosofia niilista nas palavras deste jovem. Ele não se encontra feliz com sua existência no mundo.

Página 25 do livro. Fonte: Livro do Guilherme.

Aqui ele notoriamente diz que faz uso de uma máscara para lidar com a sociedade. É pertinente salientar que durante a redação da obra, ele também faz alusão à vida que alegava viver, citando a seguinte frase:

“Viva entre máscaras, seja um metamorfo”.

O texto continua. Nele, Guilherme opina sobre usuários de drogas, o ensino em si e diversas outras questões. Ele ainda diz que entrava em contato com esses seus amigos em fóruns na Deep Web (apesar disso, segundo o R7, os advogados de Guilherme mencionam que o rapaz não participa de qualquer seita ou possua ainda orientações de algum grupo ou líder).

Assim, não foi uma surpresa o impacto que este texto viria a causar na mãe e nos irmãos e ainda mais porque ele disse que sua família era “totalmente desajeitada e sem noção da vida. São burros, hipócritas, ingênuos, e dificilmente consigo suportá-los.”

Eles apontaram que o jovem quem tentava pacificar as brigas em casa, além de aparentar ser um indivíduo pacato.

A família dizia ainda que ele era o tio mais querido das sobrinhas e – apesar de jogar bastante na Internet – sempre auxiliava em casa, quando necessário.

Segundo o jornal Metrópoles, ele ainda tentou auxiliar um de seus irmãos que era dependente químico, mas o rapaz acabou tendo uma overdose e, em seguida, faleceu em frente a Guilherme.

As incongruências começaram a aparecer ainda mais neste ponto, justamente porque em seu texto ele diz que “a pessoa usuária de droga deveria ser exterminada desse planeta”. No entanto, tentou auxiliar o irmão até o fim.

Nesta toada, pode ser que esta situação tenha funcionado como gatilho para que o rapaz se distanciasse da fé, mesmo após ter feito um curso de teologia de 1 ano, acabou adotando uma postura mais reservada. Apesar de tudo isso, ainda dizia que o seu melhor amigo era Deus.

Uma grande surpresa para a família também se mostrou presente quando o rapaz pontuou que houvera sido abandonado pelo pai, tendo em vista que até a divulgação do texto de Guilherme, ele jamais havia se queixado.

Entretanto, existem controvérsias sobre a ausência de uma figura masculina em sua vida.

Segundo relatos, essa questão do irmão e referente ao seu pai, eram os pontos que ele mais levava para Sol, levando-a tentar auxiliá-lo.

Ele era completamente apaixonado pela moça, mas ela não correspondia. O jovem, inclusive, insistiu na visita dela, mesmo após Sol dizer que estava com suspeita de COVID.

Algumas das trocas de mensagens. Fonte: Record TV.

Por fim, ainda é pertinente de citar o parecer do psiquiatra Isaac Efraim:

“Ele tem cismas na relação dele com o mundo, onde ele se sente diminuído, humilhado, e a agressividade vem como uma forma de compensação a essa humilhação que ele sente que passa. Não é real. Faz parte do quadro de loucura dele”.

– Quem foi Ingrid Bueno (“Sol”)?

Sobre Ingrid Oliveira Bueno da Silva, sabe-se que ela tinha 19 anos e era muito querida entre os amigos – especialmente entre o seu time FBI E-Sports.

Foto da gamer Sol. Fonte: The Esports Observer.

– Mas, afinal, como ocorreu o crime?

De acordo com o artigo do jornal Metrópoles, no dia 24 de fevereiro de 2021, em torno das 09 da manhã, Guilherme recebeu Sol em sua casa. Ela foi recebida pela mãe do jovem. Os três tomaram café da manhã, logo depois, a mãe de Guilherme saiu para trabalhar.

É mencionado que os dois ficaram sozinhos até 10h30. Horário no qual um dos irmãos do jovem chegou em casa para buscar a bolsa e entregar suas marmitas.

Até esse momento, o clima em casa era completamente tranquilo.

No entanto, ao retornar para sua morada, o rapaz encontrou a moça que estava com Guilherme no chão. Ela estava “desmaiada e coberta de sangue”, segundo o jornal. Depois disso, ele foi atrás do irmão que havia transmitido o assassinato em tempo real, ao qual convenceu que ele não se matasse.

Após o crime, foi ainda divulgado um vídeo no qual Guilherme promovia seu texto e afirmava que havia assassinado a jovem.

Printscreen do último vídeo acima mencionado. Fonte: YouTube.

Ainda, segundo esse jornal, a delegada responsável pelo caso disse que a troca de mensagens mostra que o crime estava sendo planejado há pelo menos duas semanas.

Após ter sido detido pela polícia, ele disse que cometeu tal atrocidade porque quis e ainda que possuía a sanidade mental “completamente apta”.

Ele também deu outras declarações após a prática do ato, como quando mencionou que ela foi a vítima justamente porque atravessou seu caminho.

Apesar disso, existem algumas lacunas neste caso, como o fato de que não se sabe se eles tiveram alguma relação sexual ou até mesmo se Guilherme dopou a vítima, segundo a Justiça. Isso deriva do fato de que nenhum dos vizinhos ouviu gritos.

William Andrade, advogado de Guilherme, disse “Ele teve diversos tipos de problemas, desafios, tragédias e adversidades que a maioria dos brasileiros nunca experimentou”.

Ele também pontuou o fato de que a Justiça requisitou um exame de insanidade mental com o intuito de saber se o jovem teve alguma doença ou perturbação durante o crime.

Printscreen do vídeo em que ele foi detido. Fonte: YouTube.

Assim, ainda em fevereiro, Guilherme se tornou réu no processo, sendo acusado pela Promotoria de homicídio por motivo fútil e meio cruel.

Em outra notícia deste mesmo jornal, foi dito que em 25 de fevereiro, o juiz acolheu o pedido do Ministério Público, requerendo que o rapaz fosse submetido a um exame de sanidade mental, além de determinar a quebra do sigilo do celular de Guilherme.

Atualmente, o rapaz se encontra detido no CDP 3 (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

– O misterioso canal no YouTube

Entrando na parte final acerca deste caso, é importante falar de um canal no YouTube chamado “Guilherme ALVES COSTA”, no qual o dono – que se refere em um vídeo como amigo e em outro como irmão de Guilherme – apresenta sua visão acerca do caso.

Ele pontua que Guilherme – também chamado de Flashlight entre os amigos –, pertencia a um grupo chamado “A Ira de Asmodeus” e eles já haviam jogado juntos. Ainda descreve Guilherme como “uma pessoa engraçada, meio incel também”.

Printscreen do último vídeo acima mencionado. Fonte: YouTube.

Para conhecimento de vocês, Asmodeus costuma ser representado como um humano que acabou se tornando demônio, de acordo com a Wikipédia. Por este motivo, ele é dotado do livre arbítrio. Por esta característica, ele é visto como a arma de Lúcifer contra o Messias.

Quanto ao termo “Incel”, ele significa “Celibatário Involuntário”. Ou seja, é um tipo de pessoa que não consegue encontrar um parceiro sexual, apesar de desejar, conforme a Wikipédia.

Ainda, neste vídeo, ele diz que Sol e Guilherme estavam planejando um massacre. Entretanto, ela acabou por recusar fazer este massacre, o que fez com que o jovem assassinasse Ingrid.

Outro Printscreen do último vídeo acima mencionado. Fonte: YouTube.
Printscreen da descrição referente ao último vídeo acima mencionado. Fonte: YouTube.

Cabe salientar que não encontrei essas informações mencionadas neste canal que leva o nome de Guilherme em sites de notícias, logo não sei quanto à veracidade delas.

– Conclusão

Sendo assim, acredita-se que o crime cometido por Guilherme tenha uma forte ligação com o fórum e/ou chan que ele participava na Deep Web, levando em conta todo o material aqui apresentado.

Caso queira saber mais sobre casos como esse, clique agora mesmo em uma das tags abaixo para começar a ler sobre posts similares.

Similar Articles

Populares

REACT “Videos Assustadores Que Deixam 99,9% Das Pessoas De Cabelo Em Pé” (KASTOR CURIOSO)

https://www.youtube.com/watch?v=odLOtkPdOmY Hoje assisti à compilação do canal Kastor Curioso chamada “Videos Assustadores Que Deixam 99,9% Das Pessoas De Cabelo Em Pé” e, rapaz, que experiência...

NUNCA MAIS JOGO VIDEO GAME DE MADRUGADA – GAMING LATE AT NIGHT

https://www.youtube.com/watch?v=vGUJbQjopqg Acredito que a maioria dos leitores do Navegando Pelo Estige sejam pessoas noturnas.  O que são pessoas noturnas? São indivíduos que costumam ficar acordados pela...

REACT “5 VÍDEOS QUE VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR QUE SÃO REAIS” (O INEXPLICÁVEL)

https://www.youtube.com/watch?v=W2unKuh46lY Ontem assisti à compilação do canal O Inexplicável chamada “5 VÍDEOS QUE VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR QUE SÃO REAIS” e, rapaz, que experiência assustadora. O...
FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever