Bom, vou contar hoje um relato pessoal. Algo que nunca falei para muitas pessoas, por causa da natureza sobrenatural do ocorrido.
Estou falando do meu encontro com o Homem de Chapéu.
– O Início
Para vocês que não conhecem, o Homem de Chapéu é uma entidade que costuma aparecer para as pessoas especialmente quando elas entram em estado de Sonho Lúcido.
Com o objetivo de que vocês entendam exatamente o que é o Sonho Lúcido, é importante que conheçam antes o que é Paralisia do Sono.
Já acordou pela noite e não conseguia mexer seu corpo? Pois bem, isso é chamado de Paralisia do Sono. Em termos leigos, é como se você e seu cérebro soubessem que estão acordados, mas o resto do seu corpo ainda não.
Durante a Paralisia do Sono, ocorre o Sonho Lúcido. Ele tem esse nome porque imagens e sons que são de sua mente se tornam reais. Ou seja, se você passar por um episódio desse logo após ver um filme de terror, é muito provável que veja um monstro ou espírito imaginário em seu quarto.
Mas por que o Homem de Chapéu é diferente? E como foi meu encontro com essa entidade?
O problema com o Homem de Chapéu é que não só eu, mas muitas pessoas ao longo do curso da História já viram essa figura, conforme consta na Wikipédia.
Quando avistado, é sempre um vulto bem alto, de olhos flamejantes e chapéu que costuma ficar no pé da cama de suas vítimas – que não conseguem se mexer e ficam paralisadas. Não se sabe se é um fenômeno sobrenatural ou de natureza biológica, como falei anteriormente.
Algumas vezes ele sussurra algo. Contudo, na maioria dos casos ele costuma apenas ficar olhando de forma fixa para suas vítimas, até desaparecer na madrugada.
Pois bem. A minha história teve início no período em que eu era apenas uma criança.
Entre os meus cinco até os sete anos de idade, eu costumava “me encontrar” com essa figura pelo menos uma vez à cada dois meses.
Eu sempre ficava com medo e acabava por correr para o quarto dos meus pais. Como tinha vergonha de acordá-los, sempre levava meu travesseiro e dormia no chão ao lado deles (e minha mãe sempre ficava furiosa comigo, dizendo que não teria problemas em acordá-los).
Os anos se passaram e ele parou de me visitar. No entanto, tudo isso mudou quando eu entrei no colegial.
Eu costumava ficar lendo creepypastas naquela época e assistindo a canais de histórias de terror até o começo da madrugada. Foi quando, aquela figura voltou à minha mente.
Encontrei algumas histórias sobre o Homem de Chapéu e como ele queria “sugar a alma das pessoas”. Era um relato mais bizarro do que o outro.
Naquele momento, eu soube que não estava louco. Tudo aquilo pelo que eu passei quando eu era garoto não se tratava de algo pessoal, mas era uma situação pela qual diversas pessoas ao redor do globo estavam passando, mas não havia uma solução para tanto. Ou havia?
Lembro que alguns dias após ler sobre esses relatos e histórias, a figura me visitou novamente.
Aliás, teve um episódio bem marcante sobre.
Eu estudava em um Colégio Católico e quando fiz 14 anos, resolvi fazer a minha Crisma. O curso costumava ser logo após o almoço.
Eu comia pouco porque vivia de dieta… enfim, em um destes dias, havia almoçado apenas um lanche natural e fui para a sala no horário determinado.
Ocorre que no meio de uma roda de oração, a minha pressão caiu de uma hora para a outra e eu desmaiei brevemente. No entanto, antes de apagar, eu vi a figura ali na minha frente… deveria ter mais de 2 metros e seus olhos eram de um tom de vermelho muito forte.
Como se não fosse suficiente, começou a sair fumaça de um ventilador que estava fixado na parede e se localizava atrás de mim. Ele havia queimado no mesmo momento.
Não cheguei a completar essa Comunhão porque acabei me tornando agnóstico no meio do curso e – por isso – resolvi abandonar esse caminho, apesar de respeitar e interessar pelo Cristianismo até os dias de hoje.
Agora, eu sei o que você deve estar pensando: “Ah, ele leu sobre aquele monstro e a figura voltou para o subconsciente dele, fazendo-o sonhar sobre isso novamente”.
Tá. Mas esse argumento logo cai por terra, tendo em vista que eu enxerguei o Homem de Chapéu por um bom tempo enquanto ainda era uma criança.
Mas, e então? O que explicaria as aparições dessa entidade para mim e para outras pessoas? E o ventilador? Não pode ser mera coincidência.
Bom, eu resolvi pesquisar e o que encontrei foi o seguinte.
– Resultados das Pesquisas
Eu poderia colocar aqui um compilado enorme de dados que encontrei referente às respostas que busquei. No entanto, isso iria apenas dificultar as coisas, haja vista que muitas dessas informações tem um caráter altamente técnico e demorariam horas para se entender.
Isso sem mencionar que a maioria do conteúdo está focada em explicar os fenômenos de Paralisia do Sono e Sonho Lúcido, reservando a figura do Homem de Chapéu a uma mera projeção do inconsciente.
Para tanto, é importante falar das Figuras das Sombras. Digamos que as “Figuras das Sombras” são um Gênero e o “Homem de Chapéu” é a espécie. Ou seja, ele pertence a esse grupo.
Durante a história, foram reportadas diversas vezes aparições dessas figuras. Elas costumavam ficar no canto dos quartos, na parte de fora da janela observando as pessoas que dormiam ou até acima de suas “vítimas”.
Foram pintadas obras e mais obras acerca dessas aparições e – muitas delas – levaram à criação de hipóteses que relacionavam essas aparições a espíritos, alienígenas, dentre outras figuras.
Apesar disso, o resultado é basicamente que não há uma explicação definitiva para esses eventos. Ou seja, não se sabe ao certo porque o Homem de Chapéu aparece para um monte de pessoas diferentes.
O que existe é adaptação dessa figura a diversas culturas. Alguns povos acreditam que seja uma entidade apenas, outros acham que é um demônio. Sempre há algum tipo de divergência.
Um achado interessante para compartilhar com vocês foi um subreddit chamado r/Hatman (que é “Homem de Chapéu” em português).
– Relatos de Encontros
Nesse fórum acima mencionado, existem vários relatos de pessoas que também encontraram o Homem de Chapéu, como foi essa situação e sob qual a circunstância.
Os relatos são similares e são feitas diversas postagens ao dia. Muitas delas contando sobre experiências que tiveram ou Figuras das Sombras que conseguiram ver pela noite.
Algumas delas dizem que a figura possui uma natureza amigável e se sentiam bem na presença do Homem de Chapéu. Outras pontuaram que ele se aproximava toda vez que tentavam se livrar dele ou fechar os olhos para que ele fosse embora… como se a figura detestasse ser ignorada.
Existem relatos de pessoas que conseguiam se comunicar com a entidade e se mexer sem quaisquer tipos de problemas.
Aliás, como já se pode perceber, as pessoas não conseguem chegar a um consenso sobre qual seria o significado das aparições do Homem de Chapéu. Subconsciente, religião, outras dimensões? Não há uma explicação 100% sólida.
– LSD: Dream Emulator
Como que uma entidade de terror foi parar em (ou tem a ver com) um jogo de video game? Pois bem, vou tentar explicar.
Existe um jogo chamado LSD: Dream Emulator que foi imaginado por Osamu Sato. Um artista que hoje se dedica à música.
Ele foi comercializado de forma limitada e existem diversas teorias conspiratórias e – coincidentemente – histórias de terror sobre ele.
O objetivo do jogo em suma é ser um “emulador de sonhos”, sem um objetivo muito claro. Por isso, muitas das figuras que estão ali presentes, se encontram totalmente fora de contexto.
No entanto, o que me chamou minha atenção foi a presença do que se pode chamar de antagonista deste jogo: O Homem Cinzento.
Lembra alguém?
Claramente existe algo aí. A enciclopédia e os arquivos do jogo dizem que esse personagem deveria representar um espião.
Contudo, é muita coincidência, não acha? Creio que, provavelmente, o próprio autor do jogo no passado tenha se encontrado com a figura.
– Reencontros Posteriores
Aliás, eu me encontrei com a entidade mais algumas vezes até enfrentá-la, de fato. Nessa época, já estava com uns 16 anos.
Lembro-me como se fosse ontem… eu acordei no meio daquele breu e ali – no pé da minha cama – estava o Homem de Chapéu.
Mas dessa vez, eu me comportei de forma diferente. Ao invés de ter a vontade de sair dali ou fechar os olhos, eu senti a vontade de acabar com ele.
Ficamos nos encarando por um tempo. Eu recobrei meus movimentos e ele sumiu.
E essa era para ser a última vez que eu o deveria ter visto até que… bom.
– Conclusão (ou não?)
Ele apareceu para mim na semana passada e eu senti a necessidade de escrever essa história, caso aconteça algo fora do controle.
Por mais que eu pesquisasse, por mais relatos que eu tivesse lido ou entendesse sobre o tema… Nunca consegui compreender o real motivo pelo qual o Homem de Chapéu apareceu tanto para mim, quanto para as outras pessoas.
Seria uma entidade que quer tomar o meu corpo? Uma alucinação com um formato padronizado e projetada pelo cérebro humano? Ou, ainda, uma figura de outro plano ou dimensão que quer passar uma mensagem para algumas pessoas? Eu não sei.
De qualquer forma, se descobrir algo além disso, contarei a vocês.
Vitor é editor, redator de conteúdo e tradutor. Fã de tudo que envolva os gêneros Terror e Bizarro, apesar de não se restringir a esses temas. É apaixonado por jogos, cinema e literatura, além de ser o idealizador do Navegando pelo Estige.