fbpx

O que é https://wwwwwwwww.jodi.org/?

Revisado por Vitor Hossu

O que é https://wwwwwwwww.jodi.org/?

Revisado por Vitor Hossu
Vitor Hossu

Vitor Hossu

Se você gosta de explorar os cantos mais bizarros da Internet, certamente já deu de cara com o site https://wwwwwwwww.jodi.org/ .

Sua interface peculiar quase sempre causa um choque nos usuários, uma vez que as pessoas que acabam por acessá-lo acreditam que contraíram algum tipo de vírus ou entraram em alguma parte proibida ou secreta da Internet.

Mas, afinal, do que se trata esse site? Um vírus? Uma conspiração? Ou é uma mensagem secreta a ser transmitida a pessoas específicas?

Descubra agora no artigo abaixo.

Foto da interface do site. Fonte: https://wwwwwwwww.jodi.org/.

O Caso

Interface duvidosa. Mensagens incompreensíveis. Domínio Bizarro.

Três pontos que fazem (ou fariam) qualquer pessoa ficar com uma pulga atrás da orelha no que tange ao conteúdo de qualquer site.

No entanto, não se enganem, porque nada disso é verdade. Esse site não é nada mais, nada menos do que um projeto artístico que foi elaborado por um coletivo, conforme falaremos abaixo.

De acordo com a Wikipédia, esse coletivo é composto por dois artistas da Internet chamados Joan Heemskerk e Dirk Paesmans. Um dos pioneiros na criação de arte virtual e também um dos responsáveis pela criação de arte derivada da modificação de software e jogos eletrônicos.

Ainda, conforme o site artsy,  esse coletivo é responsável pela montagem e de softwares de plataformas populares, tais como o Google Maps e o Twitter, modificando defeitos e demais falhas relativas à programação.

Um exemplo pode ser notado ao se observar o trabalho deles conhecido como GEO GOO, do ano de 2008, no qual foram distorcidas diversas imagens provenientes do Google Maps. Observem abaixo um exemplo:

Foto de uma das obras do projeto, conforme o site DigitalArt. Fonte: DigitalArt.

De acordo com a Revista Vice em artigo publicado em 10 de maio do ano de 2012, apesar de pioneiro, o coletivo possui uma relação peculiar com este gênero artístico.

Inclusive, o posicionamento de Heemskerk acerca da nomenclatura de “net.art” foi o seguinte: “Eu acho que é muito ridículo colocar o ponto em títulos. Não é relevante, como você chama,”. Ela continuou seu raciocínio dizendo que “É apenas trabalhar no meio da Internet.”

Ainda, levando em consideração o que se encontra na Wikipedia, o trabalho começou com a modificação de Wolfenstein 3D (sim, um dos maiores clássicos da história dos jogos eletrônicos), criando o mod artístico chamado SOD.

Isso rendeu a eles o prêmio de arte do ano de 1999 da Webby Awards, na categoria tão polemizada e chamada de net.art. Durante a aceitação do prêmio, eles os criticaram, chamando-os de comerciais.

Foto da obra SOD (modificação de Wolfenstein 3D). Fonte: YouTube

Posteriormente, ainda modificaram outros jogos, tais como Quake e Max Payne 2. Eles costumavam seguir uma premissa conhecida como desconstrutivismo, no ramo da arquitetura, no qual era focado em retirar as partes básicas da estrutura de certo objeto e realoca-las de maneiras que não fossem necessariamente intuitivas.

Desta forma, após 2002, eles se encontram em uma fase chamada “Screen Grab” (podendo ser traduzida como “captura de tela”) que foi pensada justamente enquanto estavam programando ou ainda jogando vídeo games.

Eles continuaram realizando diversos tipos de exposições, voltadas a este tipo de arte e na qual abriam janelas e mais janelas de computadores em cascada, que estreou no Labotarório de Mídia e Plugin, localizado em Basel.

Ademais, sabe-se que eles chegaram a realizar exposições em Harvard.

Superbad.com

Além disso, se você já ouviu falar de JODI, provavelmente já ouviu falar de Superbad.com, que é um site muito parecido em sua montagem com este. Existem alguns itens interativos e tudo mais, o que torna a experiência bem única.

Conforme a página da Wikipédia acerca desse site, ele foi criado por Bem Benjamin e recebeu um prêmio Webby no ano de 1999, na categoria “Estranho”, sendo ainda apresentado no ano seguinte na Bienal do Museu Whitney. O autor o utilizou como uma forma de treinamento para design.

Foto do site. Fonte: Superbad.com

Conclusão

Desta forma, nota-se que tudo não passava de um projeto artístico conduzido por um coletivo focado em um tipo específico de arte moderna e não de uma conspiração ou Cavalo de Tróia.

Assustador, não? Se você deseja saber mais sobre esses mistérios que rondam pela Internet, clique agora mesmo em uma das tags abaixo para começar a ler sobre posts similares.

Posts Relacionados