Olá, Navegante! Seja bem-vindo. Hoje, falaremos sobre um tema que abrange nossa jornada de vida: o fim dela, ou melhor, sobre o Deus que personifica esse fenômeno.
Curiosamente, o Rio Estige é o responsável por interligar o plano dos mortais com o plano dos mortos. Portanto, embarque e sinta-se confortável, enquanto seu companheiro, o Caronte, lhe guia nos mistérios da Mitologia Grega.
O que é o Plano Dos Mortos da Mitologia Grega?
Como muitos de vocês devem saber, o pós-vida grego é chamado de “Mundo Inferior”, um lugar em que todos os mortos são julgados e, após sua sentença, encaminhados para três possíveis destinos.
Esses destinos dependem, é claro, das ações que os mortais levaram em vida, podendo ser: o Tártaro, para pessoas consideradas más, infames e blasfemadoras; os Campos Elísios, considerado o paraíso grego, para pessoas boas e fiéis; e o Campo de Asfódelos, para pessoas consideradas insignificantes.
Muitas pessoas não sabem, no entanto, que os mistérios que cercam esse plano são diversos e tão assustadores quanto o próprio conceito de morte. Apesar disso, uma coisa é certa: o Governante Do Mundo Inferior não é simplesmente a morte.
O Governante Do Submundo
Hades, o grande Senhor Dos Mortos, príncipe do reino com seu nome, é o poderoso administrador que rege, julga e lidera todos os destinos que os mortais podem ter, sendo o principal responsável por manter a ordem e impedir que legiões de mortos se rebelem, ao saberem o que lhes aguarda.
O “Príncipe Do Inferno”, como também é conhecido, não trabalha sozinho, no entanto, contando com o auxílio do Cérbero, um cão de três cabeças que guarda as portas do submundo, e de outros deuses menores, para administrar o local.
Apesar disso tudo, como dito anteriormente, ele não é a representação da morte, “apenas” o governante do submundo, não sendo o responsável por trazer almas para seus domínios.
Você sabe quem é a Verdadeira Morte?
O papel de “coletar” almas mortais fica a cargo de outro Deus: Tânatos, a literal personificação da Morte, na Mitologia Grega.
Tânatos é filho de Nix, a Noite, com Erebo, a Escuridão, ambos filhos de Caos. Além de Tânatos, os dois ainda tiveram mais um filho, batizado de Hipno (que também é chamado de “Morfeu”, o Deus do Sono).
O Deus Grego Da Morte era, por si só, uma figura muito assustadora, sendo representado tanto por uma névoa prateada, quanto por um homem com cabelos e olhos prateados.
Seu principal papel dentro do Panteão Grego era podar vidas humanas, quando a hora chegava, ou quando Zeus ordenava, estando presente em muitos contos da Mitologia, como o de Sísifo, por exemplo.
Já imaginou ser levado para o outro lado por uma fumaça prateada? É assustador só de imaginar!
Ele te lembra alguém?
Tânatos e Hades são representados de formas distintas, sendo que ambos possuem diversas adaptações para obras de ficção, como no anime Cavaleiros do Zodíaco, bem como nos jogos God of War e Hades.
E você? Já sabia dessa diferença entre os deuses? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de nos seguir nas outras redes sociais!
Vitor é editor, redator de conteúdo e tradutor. Fã de tudo que envolva os gêneros Terror e Bizarro, apesar de não se restringir a esses temas. É apaixonado por jogos, cinema e literatura, além de ser o idealizador do Navegando pelo Estige.